O Museu da Casa Brasileira, e a produtora Respire Cultura realizam no sábado, dia 25 outubro, uma nova edição do Slow Art. O evento está inserido nas comemorações do centenário de nascimento da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914–1992) e dialoga com a mostra Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi, em cartaz no MCB até 9 de novembro.
A programação, que começa às 14h30, inclui oficinas culturais, show da banda Pitanga em Pé de Amora, às 18h, e, a partir das 19h15, a exibição do documentário inédito Precise Poetry, dirigido por Belinda Rukschcio. O filme, premiado recentemente no Arquitetura Films Festival Lisboa 2014, aborda a vida e a obra de Lina Bo Bardi por meio de entrevistas com amigos e colaboradoras, trazendo imagens de projetos criados por ela em São Paulo e Salvador e destacando seu legado para a arte e a arquitetura do Brasil.
Na tarde do dia 25, será possível conhecer mais sobre o universo representado nas exposições de Lina Bo Bardi, por meio da mostra Maneiras de expor e do contato com a artista Marcia Benevento, colaboradora da arquiteta em diversas exposições. No sábado, a partir das 14h30, Marcia oferece a oficina Ciranda na Casa Brasileira, atividade que reúne confecção de instrumentos de percussão, música e dança, rememorando a valorização da cultura popular incentivado por Lina Bo Bardi em contraposição aos hábitos de satisfação pelo consumo. “Iluminar as raízes da cultura e assim valorizar sua arte e expressão, para melhor entender o processo histórico que deu forma (cor e aroma) ao povo brasileiro. Estes foram os princípios estéticos que a arquiteta defendeu”, revela Marcia Benevento. “A ideia é convidar pais e estudantes em torno de uma roda de ciranda, divertida e prazerosa, despertando a curiosidade sobre o folguedo e as condições em que este ocorre”.
Na ocasião será possível também visitar a cobra gigante criada pela artista no jardim do MCB, aos moldes da sucuri cenográfica desenvolvida por ela para a mostra Entreato para Crianças (SESC Pompeia, 1985). As outras oficinas que integram o Slow Art – Lina Bo Bardi são: Cara de Quintal, que busca estimular a criação de espaços que dialogam com a natureza, com elementos como módulos de caixa de papelão e fitas que ajudam as crianças a desenvolver a noção espacial, por meio da construção coletiva de cenários, túneis e outros ambientes; e Pintura em Mobiliário, mediada pelas artistas do Etudia MY.S, a atividade instiga a reflexão sobre a reutilização de materiais descartados por meio da pintura e customização de bancos de papelão.
Programação "Slow Art - Lina Bo Bardi"
14h30 às 17h30
Oficinas: “Ciranda na Casa Brasileira”, “Cara de Quintal” e “Pintura em Mobiliário”
A atividade Ciranda na Casa Brasileira, oferecida por Lídia Yogui, Miguel Paladino, Marcia Benevento e músicos cirandeiros, reúne confecção de instrumentos de percussão, música e dança. Cara de Quintal busca estimular a criação de espaços que dialogam com a natureza, com elementos como módulos de caixa de papelão e fitas que ajudam as crianças a desenvolver a noção espacial, por meio da construção coletiva de cenários, túneis e outros ambientes. Pintura em Mobiliário, mediada pelas artistas do Etudia MY.S, instiga a reflexão sobre a reutilização de materiais descartados por meio da pintura e customização de bancos de papelão. Para as oficinas, o atendimento aos participantes será feito por ordem de chegada e de acordo com a disponibilidade de vagas.
18h às 19h
Show do grupo Pitanga em Pé de Amora
Formado por jovens na faixa dos vinte anos, o grupo Pitanga em Pé de Amora adota o trabalho coletivo como norte para a criação de um repertório autoral. Seus integrantes (Angelo Ursini, Daniel Altman e Ga Setúbal, todos eles multi-instrumentistas) se revezam na autoria das composições letradas por Diego Casas, que além de letrista titular, também faz junto com Flora Popovic e Daniel Altman o vocal da maioria das canções. O caráter colaborativo abrange não só a criação musical, mas também a performance do grupo no palco, evidente no rodízio de instrumentos musicais que se dá ao término de cada música, sobressaindo a espontaneidade e o improviso de um time centrado em sua vocação: fazer uma música bonita e envolvente de se acompanhar, com letras simples que celebram histórias pitorescas, as melodias e o amor. Mais informações aqui.
19h15 às 20h15
Exibição do filme “Precise Poetry – Lina Bo Bardi’s Architecture”
Documentário da diretora austríaca Belinda Rukschcio lançado em 2013 e inédito no Brasil, “Precise Poetry – Lina Bo Bardi’s Architecture” traz entrevistas com colaboradores da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (Roma, 1914 - São Paulo, 1992), explorando aspectos sociopolíticos e eventos sociais que influenciaram em sua obra. O filme foi premiado recentemente no Arquitetura Films Festival Lisboa 2014.
Via MCB
Título
SlowArt – Lina Bo BardiWebsite
Organizadores
De
25 de Outubro de 2014 02:30 PMAté
25 de Outubro de 2014 10:00 PMOnde
Museu da Casa BrasileiraEndereço
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo - State of São Paulo, Brasil